Histórico

A fundação da Escola Assunção de Nossa Senhora, na cidade de Guarapuava, teve seu início no dia 12 de Janeiro de 1964, quando duas dedicadas educadoras: Irmã Gertrudes Tecla Hladka e Irmã Oresta Alzira Woitechen, membros da Associação da Imaculada Virgem Maria, pela primeira vez lançaram a semente da mensagem de Cristo, da cultura e civilização entre as famílias ucranianas humildes e batalhadoras que aqui residiam no Bairro Trianon e demais bairros da cidade de Guarapuava.

As duas irmãs moravam num ambiente de extrema simplicidade, sem recursos materiais necessários para viver e trabalhar, porém aquecidas pelo calor humano e grande interesse para com a educação, acolhiam as crianças e adolescentes na escola precária. Ao todo, já de início, eram 112 estudantes e o número de crianças aumentava cada vez mais. Em dezembro do mesmo ano (1964), na Secretaria de Educação e Cultura, com o Decreto nº 4.978, a Escola ficou sujeita ao sistema Estadual de Educação, sendo mesmo Decreto publicado no Diário oficial nº 253 de 06 de janeiro 1967.

Devida a falta de espaço para muitos alunos, as salas de aula eram em casas de famílias como também na casa das irmãs e até na própria capela. Assim foram quatro anos com muitas dificuldades e somente em 1971 deram início a construção da atual escola, pois era grande a procura das famílias para colocarem os filhos nesta entidade educativa.

A força motriz que levava a escola a um grande desenvolvimento era a competência e a qualidade do corpo docente. As irmãs eram muito criativas, dedicadas e amavam o que estavam fazendo pelo povo.

Escola Assunção
Escola Assunção