Proposta Pedagógica

Concepções pedagógicas

A perspectiva pedagógica que embasa a prática docente na Escola Assunção de Nossa Senhora é a da construção de conhecimentos, uma construção que se faz a partir do respeito às fases do desenvolvimento humano, (tomando como referência os estágios propostos por Jean Piaget), a partir do processo de interação do meio com o indivíduo (considerando as teorias de Vygotsky) e do estímulo a uma aprendizagem significativa (contribuições de Auzubel). Pautados principalmente no exemplo de Jesus Cristo, aplicamos a missão maior da Instituição que é formar um aluno apto à solidariedade, ao diálogo e em valores que permeiam o bom cristão.

Diretrizes pedagógicas

Tendo clara nossa concepção pedagógica de caráter particularmente formador, apresentamos como prioridade de trabalho os valores abaixo descritos e que serão organizados por nível de ensino: autoconhecimento; solidariedade; partilha; união; amizade; caridade; empatia; respeito; valorização da família; igualdade; fraternidade.

Na Educação Infantil optamos por trabalhar com os princípios de socialização que envolve orientações para boa convivência.

O Ensino Fundamental Anos Iniciais promove o autoconhecimento, regras de respeito, valorização da família, valores de igualdade e fraternidade.

No Ensino Fundamental Anos Finais retomamos alguns princípios do fundamental I e acrescentamos a partilha, a união, a amizade e o respeito.

A Metodologia de Ensino

A Escola Assunção de Nossa Senhora adota uma metodologia crítica, priorizando os conhecimentos, as competências e as atitudes dos educandos, incentivando-os a realizarem suas próprias descobertas, valorizando o aprender fazendo.

As estratégias de ensino são diversificadas, valorizando mais o raciocínio do que a memorização.

A organização dos conteúdos ocorre de maneira interdisciplinar, possibilitando a execução de projetos abrangentes, permitindo assim, uma visão ampla do conhecimento.

Os Temas Transversais são trabalhados em todas as disciplinas, apoiados com o material que a escola utiliza, fazendo com que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos. Assumindo assim, nosso papel na construção da cidadania.

Filosofia

Formar o Coração do Educando dentro de Valores Evangélicos, sempre em busca de uma Pedagogia centrada em Cristo – Mestre, o Grande Pedagogo e Libertador, inspirando-se em Maria, Mãe e Modelo de Vida do Educador e do Educando.

Missão

Educar o indivíduo para a Comunidade, com o coração aberto para a Vida, a Justiça e a Fraternidade, isto é Evangelizar; integrando o ser humano na sociedade em que vive numa tríplice dimensão: com Deus, com os Homens e com a Natureza, interferindo na história da humanidade e na sua própria história.

Logo

Coração: Simboliza a nossa escola. Um coração sempre aberto para acolher, amar e formar o educando, a fim de prepará-lo para uma sociedade mais humana e mais fraterna.

O Círculo: O desenvolvimento humano, para ser integral, precisa realizar-se em todas as dimensões humanas. Por isso o círculo significar a busca da realização última do homem: Deus.

Três Ângulos: Representam o educando, educador e a família, que optaram pela nossa escola e que desejam crescer comunitariamente, convertendo o aprendizado num elemento de formação de sua personalidade.

Objetivos e Princípios

A Escola Assunção de Nossa Senhora – Educação Infantil e Ensino Fundamental, tem por objetivo ofertar acesso ao conhecimento e domínio das ferramentas que os indivíduos necessitam para serem capazes de construir uma vida digna.

Promover um trabalho educacional pautado na parceria entre educandos, pais e educadores para desenvolver responsabilidades sociais traduzidas em respeito a diferentes culturas e ao meio ambiente.

Conceber a família como a primeira responsável pela educação de seu filho, cabendo à escola formar parceria em busca de uma educação integral, visando a construção de uma sociedade justa, humana e fraterna, através da participação, do diálogo, da verdade e corresponsabilidade, convertendo a nossa aprendizagem num elemento de formação pessoal.

Adotar uma metodologia dialógica e crítica que incentiva o educando a fazer suas próprias descobertas e a desenvolver uma mentalidade científica e ativa com valorização do aprender fazendo.

Cultivar uma atitude de profundo respeito pela pessoa do educando, levando em consideração seus valores e também suas limitações e dificuldades, num espírito de cooperação e diálogo.

A Escola Assunção está sempre aberta às mudanças sociais; por isso, busca desenvolver um trabalho educacional com criatividade, unidade e espírito empreendedor, que auxilie o educando a formar senso crítico e espírito comunitário.

A Escola espera o respaldo da comunidade para trabalhar com segurança e conta com a integração e a interdependência entre ambos. Neste sentido, procura realizar campanhas e projetos com o intuito de desenvolver a sensibilidade à fraternidade e despertar nos seus educandos sentimentos de solidariedade.

Objetivos gerais

I. ministrar a Educação Básica - formada pela Educação Infantil e Ensino Fundamental, sem distinção de sexo, etnia, classe social, convicções religiosas ou políticas, com explícito compromisso de cumprir os princípios e fins da Educação Nacional e toda a legislação vigente, bem como as normas específicas aplicáveis a estes níveis de ensino;

II. formar de acordo com a educação libertadora, inclusiva, participativa e transformadora da sociedade;

III. proporcionar aos educandos o desenvolvimento de habilidades e competências, na busca da qualificação para o trabalho, através da formação intelectual, científica, profissional e cristã;

IV. desenvolver o espírito de responsabilidade, criatividade, sensibilidade, solidariedade, colaboração e disciplina, ajudando na formação da personalidade e no cultivo da consciência crítica em relação à realidade socioeconômica em que vivem.

Finalidades

A Escola Assunção de Nossa Senhora – Educação Infantil e Ensino Fundamental têm por finalidade ministrar a educação básica - formada pela Educação Infantil e Ensino Fundamental sem distinção de sexo, etnia, classe social, convicções religiosas ou políticas de seus educandos, com explícito compromisso de cumprir os princípios e fins da Educação Nacional e toda legislação correlata e vigente, bem como, as normas específicas aplicáveis a estes níveis de ensino; proporcionar aos educandos o desenvolvimento de habilidades e competências, na busca da futura qualificação para o trabalho, bem como, condições de desenvolvimento de suas potencialidades num processo de autorrealização com vistas voltadas à sua inserção ativa e crítica na comunidade em que vivem.