A Pastoral, em uma escola católica, é a parte da instituição que cuida das pessoas e de suas relações, com o objetivo de promover o bem de todos. É um espaço onde se aprende a conviver com respeito, entendendo melhor a si mesmo e aos outros. A Pastoral também incentiva o diálogo entre diferentes religiões e envolve toda a comunidade escolar, ajudando a formar líderes e promovendo encontros baseados em valores importantes para a vida, como o amor, a verdade, a justiça, o perdão e a amizade, criando um ambiente de solidariedade e paz.
- Objetivos:
Cuidar e tratar dos sujeitos e de suas relações no âmbito escolar, contribuindo com o bem coletivo; - Proporcionar momentos de reflexão e aprofundamento em busca de caminhos que orientem a viver bem em meio ao emaranhado valorativo que vivemos hoje;
- Inspirar as pessoas a tornarem-se humanamente melhores, capazes e desejosas de transformar o mundo, pessoas com mentes mais abertas, corações mais sensíveis, mais responsáveis e comprometidas com a comunidade educativa;
- Participar e promover ações sociais;
- Envolver-se com causas eco-social-solidárias;
- Usar a mídia digital para inserir conteúdos sadios, que sirvam de inspiração comportamental no meio social.
Justificativa:
O Papa Francisco convida os jovens a serem revolucionários e os desafia a não deixar que a “cultura do provisório” seja a realidade do século. Assim convoca os jovens à missão de mudar o conceito de uma sociedade líquida, sem consistência, sem profundidade, sem solidez para uma sociedade da solidariedade.
Nesse sentido, a Pastoral assume essa nobre missão inspirada principalmente na pessoa e na ação de Jesus Cristo, uma vez que seu jeito de viver e de se posicionar mediante cada situação da vida prioriza o exercício da cidadania, o bem coletivo. Aliás, os coletivos humanos dão a condição para o olhar apurado, o ouvir atento, a sensibilidade acolhedora, o cuidado criativo para com o outro e com o meio em que se habita.